Get Adobe Flash player

Tratamento

        É denominada droga, qualquer tipo de substância que quando ingerida pelo ser humano altera seu humor e organismo, alterando sua forma de ver e entender a vida. A droga age em todo sistema nervoso central, atingindo todas as áreas de nossas vidas, corpo, mente e espírito, causando a dependência.

          A dependência química (álcool e drogas), é uma doença reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde, a doença  se desenvolve através da compulsão pelo uso da substância, ela não tem cura, mas sim controle.

          A dependência não se estabelece repentinamente, desenvolve-se em etapas, levando algum tempo para se manisfestar por completo, em função de inúmeros fatores como, tipo de droga, frequência de uso, quantidade utilizada, entre outros.

          O  usuário de drogas ao tornar-se dependente, apresenta comportamento alterado, necessitando de tratamento especializado.

          O tratamento da dependência química é necessário na ajuda ao dependente, mantendo-o afastado do ciclo vicioso ele pode refletir e avaliar melhor seu estado enquanto portador de uma doença incurável e muitas vezes fatal.

          É necessário despertar a auto consciência no dependente para fazê-lo afastar-se das drogas, possibilitando-o agir com liberdade e decidir com responsabilidade frente aos problemas que a vida lhe apresenta.

 

TEMPOS DE PAZ

 

PROPOSTA E FASES DO TRATAMENTO

 

Primeira Fase:

Desintoxicação, reabilitação mental e emocional

          A obsessão e instabilidade são aspectos da dependência. Esta fase tem por finalidade a reestruturação mental e emocional, através de técnicas terapêuticas o agora, residente, entrará em contato consciente com seus sentimentos e sua maneira distorcida de pensar, percebendo os efeitos nocivos de sua atual condição mental e emocional. Uma vez desperto para a necessidade do resgate de sua sanidade o residente iniciará um processo consciente de recuperação.

Segunda Fase:

Resgate e prática de valores

          Esta fase tem por finalidade concretizar as mudanças iniciadas na fase anterior. O resgate e a prática de valores éticos, morais e espirituais, promoverão uma total reformulação no quadro psíquico-comportamental do residente.

Terceira Fase:

Auto-aceitação e Auto-conhecimento

          Nesta fase será desenvolvido trabalhos de  aceitação, análise e reflexão entre outros. O residente aperfeiçoará seu processo de recuperação, tendo como consequência melhor qualidade de vida.

Quarta Fase:

Prevensão e Recaída

          Nesta faze é analisado fatores como, auto-engano, o que, como e porque, trabalho realizado com exercícios e conscientização de fatores que levam a possível recaída.

Quinta Fase:

Ressocialização

          Como adoção e prática de um novo estilo de vida terá início a fase de reintegração social e profissional. Apoio aos residentes para retorno à família e à sociedade.

*Todo período de tratamento é acompanhado e avaliado pela Equipe Técnica.